Mais de três quartos (83%) dos CIOs e gestores de TI ao redor do mundo planejam usar soluções definidas por software (SDx) em suas estratégias de TIC, de acordo com as estudo realizado globalmente pela Logicalis. Quase dois terços (61%) esperam que as soluções definidas por software causem impacto em seus serviços de TI e nas estratégias de entrega nos próximos três anos; um terço (34%) espera que isso aconteça nos próximos dois anos, e 10% esperam adotar SDx nos próximos 12 meses.

Na visão da Logicalis, esses resultados estão completamente alinhados com as prioridades dos CIOs, que buscam reinventar os departamentos de TI como fornecedor interno de serviços. “Inovações como Software Defined Networks (SDN) e Software Defined Data Centers (SDDC) têm o potencial de transformar redes e data centers em plataformas dinâmicas de serviço – com programabilidade direcionada por políticas e que tornam mais fácil para a nova geração do departamento de TI responderem às demandas do negócio por mais agilidade enquanto reduzem despesas gerais e custos com o gerenciamento de ambientes operacionais cada vez mais complexos”, afirma Mark Rogers, presidente e COO da Logicalis.

Para o executivo, essa transformação no coração das plataformas de TI está posicionando as tecnologias definidas por software como algo que os CIOs têm na pauta das transformações, e o estudo pode surpreender quanto à velocidade com que muitos CIOs veem SDx se tornando uma prioridade de investimentos.

Com a intenção de investir em soluções definidas por software, os CIOs são a favor de recrutar uma nova geração de profissionais de TI orientados a negócio – com as habilidades exigidas para traduzir as necessidades do negócio para TI:

• Apenas 34% dos CIOs citaram “habilidades técnicas” como prioridade ao recrutar profissionais de TI;
• Os dois terços restantes buscam habilidades de negócios como comunicação, gerenciamento de serviços e análise de negócios, que são prioridade para 28%, 15% e 12% dos CIOs, respectivamente.
Além disso, dois terços (65%) estão preparados para pagar pelas habilidades necessárias para extrair o máximo das soluções SDx – 25% esperam pagar entre 5% e 10% a mais, e 22% esperam pagar entre 10% e 20% a mais;

“Todos os CIOs entrevistados reconhecem, de alguma forma, a transferência do foco do gerenciamento de tecnologia para entrega de serviços de negócio, o que está começando a refletir nas habilidades ‘premium’ que muitos esperam e estão dispostos a pagar por funcionários mais alinhados aos negócios. O CIO que opera como um fornecedor interno de serviços irá, agora, buscar investir nas habilidades de negócios dos funcionários existentes, além de tomar algumas decisões difíceis para substituir habilidades técnicas ultrapassadas, e os profissionais a elas atrelados, por profissionais que possam trazer as habilidades necessárias para operar em um mundo em que, cada vez mais, é o negócio que direciona escolhas tecnológicas”, comenta Rogers.

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