Os consultores de negócios brasileiros esperam um aumento no faturamento em 2017. No total, 83,2% têm boas expectativas para o próximo ano, enquanto 14,3% esperam manter os resultados no mesmo patamar. Apenas 2,5% preveem queda nas receitas.
Os dados são da pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil, divulgado na última sexta-feira (14) pelo Laboratório da Consultoria, e conduzida pelo consultor Luiz Affonso Romano. O estudo aponta ainda que há uma forte tendência de contratação pelas empresas de consultoria no setor privado: 73% esperam ampliar o quadro de profissionais, enquanto 21% planejam reduzir e 5,7% devem manter.
De acordo com a pesquisa, a tendência mais forte de posicionamento estratégico das empresas do ramo de consultoria para 2017 é a formação de parcerias, com 80% da preferência dos negócios. Em seguida vêm a busca de diferencial (72,9%), novos nichos de atuação (67%) e preços competitivos (41,2%).
A pesquisa foi realizada por e-mail com um questionário estruturado em formato digital. A amostra contou com 561 empresas de consultoria dentro de um universo de 5.921 empresas do ramo, o que implica em uma margem de erro de 3,9 pontos percentuais.
Perfil
A maior parte dos consultores brasileiros é do sexo masculino (56,5%) e têm entre 31 e 45 anos de idade (32,6%). Quanto à escolaridade, 48% têm grau superior, 36,9% têm MBA ou especialização e 14,1% têm mestrado.