Dono da rede social mais utilizada no mundo quer uma vila para os seus colaboradores. Especialistas discutem vantagens e perigos

Em 2021, o Facebook planeia ter completado a construção de um complexo residencial e comercial nos terrenos que envolvem a sua sede, em Menlo Park, Califórnia. Serão 1500 habitações, mais espaço de escritório e 12 mil metros quadrados para retalho, incluindo mercearia e farmácia, naquilo que será chamado “Willow Campus.” Não é que a rede social de Mark Zuckerberg queira entrar no ramo imobiliário; o que pretende é criar a sua própria vila, onde os colaboradores possam viver, ir às compras e trabalhar.

Este mega projeto deu entrada em julho na Câmara Municipal de Menlo Park, uma pequena cidade com cerca de 34 mil habitantes a 50 quilómetros de São Francisco. O Facebook mudou-se para lá em 2011, quando ocupou a antiga sede da Sun Microsystems, entretanto adquirida pela Oracle. Há dois anos, Zuckerberg inaugurou com pompa e circunstância um segundo edifício, MPK20, desenhado pelo famoso arquiteto Frank Gehry. E agora a expansão vai continuar para território desconhecido – um empreendimento de que poderá albergar 11 mil colaboradores. Isto significa que o Facebook é o maior empregador de Menlo Park e os seus trabalhadores irão equivaler a quase um terço da população total.

“Trabalhando com a comunidade, o nosso objetivo para o Willow Campus é criar uma aldeia integrada, de uso misto, que fornecerá serviços muito necessários, habitação e soluções de trânsito, além de espaços de escritório”, explicou o vice-presidente de instalações e imobiliário do Facebook, John Tenanes. “Parte da nossa visão é criar um centro para o bairro que ofereça serviços comunitários há muito esperados.”

Anúncios

Sobre Blog Top Rankings

A Newsletter Top Rankings é construída através de dinâmicas colaborativas entre os consultores da DOM Strategy Partners, jornalistas do Grupo Padrão e internautas da Web. Contribua com sua percepção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s